A História da Jornada Científica de Montanhismo

A busca pelo maior contato com a natureza, práticas de esporte físico e fuga do estresse da rotina, faz crescer cada dia mais a procura pelos esportes de montanha. O montanhismo, atividade esportiva e recreativa secular, que possibilita a experiência de uma vivência responsável em ambientes naturais, cresce a cada dia. Mas para a prática consciente e segura desses esportes, principalmente por acontecerem em áreas remotas (qualquer lugar onde a chegada do socorro/resgate se torna difícil) é necessário conhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas.

A Jornada Científica de Montanhismo surgiu com a ideia de reunir, num único espaço, capacitação, conhecimento, interação, produção científica e cultural no seguimento do montanhismo em todas as suas diversas modalidades.

Na primeira Jornada, em 2019, falamos sobre temas básicos relacionados a todos os esportes de montanha como meteorologia, orientação e navegação, primeiros socorros, preparação física, entre outros. Na segunda Jornada Científica de Montanhismo, em 2020, começamos a expandir e recebemos 110 participantes! Nesta segunda edição, implementamos na programação workshops e temas específicos das modalidades de trekking, escalada, cicloturismo/bikepacking e alta montanha.

Patrocinadores Jornada de Montanhismo 2022