Workshops

Confira abaixo os Workshops da IV Jornada Cultural e Científica do Montanhismo.

Cada pessoa inscrita no evento poderá participar de 2 Workshops a serem escolhido após a inscrição no evento e conforme as vagas disponíveis. O número descrito abaixo é o número total de vagas. Os Workshops tem duração de 2 horas.

ORIENTAÇÃO E NAVEGAÇÃO COM MAPA E BÚSSOLA - 14 VAGAS​
O workshop é voltado ao caminhante, montanhista e aventureiro interessado em aprender as técnicas básicas de orientação e navegação terrestre com carta topográfica e bússola. O principal objetivo é demonstrar – teoria e prática – os principais conceitos e técnicas como: uso da legenda, escala, curva de nível, coordenadas UTM, funcionamento da bússola, declinação magnética e o conceito de azimute (aparelhos GPS não serão abordados neste workshop). Não é necessário experiência prévia, apenas disposição física para uma caminhada no entorno do hotel.
ANTÔNIO CALVO

Armazém Aventura

Antônio Calvo é guia de montanha, instrutor, palestrante e empresário. Formou-se como instrutor de atividades ao ar livre no Canadá pela Outward Bound em 2004. Possui experiências guiando na Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro, nas Rochosas Canadenses, na Cordilheira dos Andes e, claro, em nossa linda Serra da Mantiqueira. Em 2010 criou a sua própria empresa – o Armazém Aventura – que concentra toda essa experiência em uma loja, operadora turística e também escola. Localizada no centro de São Bento do Sapucaí – SP, aos pés da Pedra do Baú, o Armazém Aventura atende aqueles que procuram algum equipamento para camping e montanhismo, os turistas que tem interesse em subir a Pedra do Baú e as pessoas com vontade de realizar os cursos de escalada, auto resgate ou mapa & bússola.
Técnicas Verticais para Atividades ao Ar Live - 15 VAGAS​
Para você que nunca se pendurou ou escalou com corda ou para você que já escala! Venha aumentar seu leque de opções para sair de uma roubada ou simplesmente facilitar e aumentar a segurança de sua atividade! Falaremos sobre assuntos como: Rapel de emergência (Meio Fiel), Segurança para participante (Meio Fiel e de Corpo), Ascensão por Corda Fixa (Diversas maneiras) e Fixando uma corda (Diversas maneiras e múltiplos pontos)
Lucas Sato

Grade 6

Lucas Sato é guia e instrutor de escalada e montanhismo. Hoje é sócio da Grade 6 no setor de Cursos e Escaladas em Rocha, formou mais de 400 alunos por diversos estados e já conquistou mais de 60 novas vias de escalada. Já são 16 anos dedicados ao esporte outdoor, sempre trazendo o que há de mais moderno e eficiente em técnicas de escalada. São diversos textos, vídeos, palestras e workshops ministrados. Por dois anos seguidos integrou a equipe de teste da Revista Go Outside como profissional convidado. Guiou diversos grupos pela Mantiqueira, Himalaia e Andes.
Equipamentos de segurança no montanhismo - 15 VAGAS​
Neste workshop vou apresentar os diferentes tipos de equipamentos para o Camping Estruturado, Trekking Tradicional e Trekking Light. O objetivo é mostrar que os mesmos grupos de equipamentos como Mochilas, Sistema de Dormir (saco de dormir + isolante térmico + liner + travesseiro), Sistema de Cozinha (fogareiro + panela + alimentos) podem ser diferentes em cada modalidade de atividade praticada.
pedro lacaz amaral

Gear Tips

Praticante de atividades ao ar livre desde o final dos anos 80, Pedro sempre teve espírito aventureiro. Cursou Engenharia Química e Administração e fez especialização em Marketing e Business Intelligence, o que aumentou ainda mais sua veia empreendedora. Junto com Kiko Araújo, trouxe para o Brasil em 2001 uma das principais marcas de mochilas do mundo, a Deuter. Atualmente, faz a gestão de algumas das principais marcas de equipamentos, dentre elas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit. Em 2016 fundou o Gear Tips, um ecossistema desenvolvido para Conectar, Capacitar e Equipar pessoas que praticam ou querem praticar atividades ao ar livre. Seu objetivo é preparar o maior número de pessoas para que possam ter experiências transformadoras na natureza.

NAVEGAÇÃO COM GPS - ENTENDENDO, CRIANDO E EDITANDO TRACKLOGS - 14 VAGAS​

Neste workshop será abordado sobre o sistema de posicionamento global e como você pode usar recursos gratuitos para melhorar o seu aparelho de GPS, criar e editar seus tracklogs. E se você não possui um GPS não tem problema, esta apresentação também irá lhe ajudar a entender melhor esta tecnologia e usá-la no seu telefone ou no computador, no planejamento das suas atividades outdoor.

Você vai entender como funciona o sistema de posicionamento global; conhecer as principais GNSS atuais e a importância delas; descobrir o que é melhor para você, aparelhos de GPS dedicados ou smartphones; quais são os problemas mais comuns que afetam a precisão do sinal de GPS; dicas para turbinar o seu aparelho de GPS dedicado com mapas de fundo e curvas de nível; conhecer apps, sites e softwares gratuitos para você trabalhar com arquivos de tracklog; e aprender a editar, criar, exportar e visualizar em 3D os tracklogs que você usará nas suas aventuras.

Mario Nery

Trekking Brasil

Mario Nery é montanhista e ciclista. Pratica esportes outdoor, especialmente trekking e montanhismo, desde a adolescência; e mais recentemente descobriu no ciclismo uma nova paixão. Fundou o TrekkingBrasil.com em 2010 para abordar temas relacionados aos esportes de montanha. Atualmente reside em Santa Catarina, trabalha com desenvolvimento web e design gráfico e continua trilhando e pedalando por aí.

Princípios Leave no Trace - 15 VAGAS​
Neste workshop serão ministradas técnicas de mínimo impacto para atividades ao ar livre.
Moaci Judson

Outward Bound Brasil

Formando em Geografia na UFRN e Educador ao Ar Livre na Outward Bound Brasil desde 2012, trabalha em programas em formato de Expedição com jovens e adultos, já tendo trabalhando em diversas regiões do Brasil (Chapada dos Veadeiros,Chapada Diamantina, Serra do Cipó e Serra da Mantiqueira) , tem formação como Master Educator pela Leave no Trace e também primeiros socorros em áreas remotas.
Escalada em Fendas - 15 VAGAS​
A escalada em fendas é um estilo ainda pouco difundido dentro da comunidade escaladora brasileira. Nós, as Fissuradas somos duas amigas apaixonadas pela escalada e pelo universo outdoor, e nos unimos para divulgar, desmistificar e incentivar a escalada tradicional, especialmente em fendas e offwidths. Neste espaço vamos compartilhar as técnicas específicas de escalada em fendas e os desafios que envolvem esta modalidade, a escalada tradicional brasileira e as fendas no Brasil, especialmente no Planalto do Itatiaia.
Renata Leite

Fissuradas

Aos 18 começou a viajar e nunca mais parou. No início foram mochilões pelo Brasil e pelo mundo, trilhas e travessias na natureza, mas logo a escalada ganhou espaço em sua vida. Desde 2017 passou a se dedicar à escalada tradicional, com uma atração especial pela escalada em fendas. Sua paixão pela escalada a levou para picos dentro e fora do Brasil como Tailândia, Espanha, Grécia, Argentina, Chile, Austrália e Nova Zelândia e por fim, a deixar seu trabalho de 14 anos na indústria como engenheira e se mudar para São Bento do Sapucaí, onde vive até hoje, podendo se dedicar ao montanhismo e à escalada.
Endy Bahia Arthur

Fissuradas

Desde criança aprendi a subir montanhas com meus pais, com 17 anos passei a frequentar com bastante intensidade o Planalto do Itatiaia onde me percebi amante dos esportes outdoor. Ja pratiquei muito trekking, corridas de montanha e atualmente sou completamente viciada em escalada em rocha, especialmente na modalidade de fendas e escalada tradicional. Nos ultimos anos venho me aventurando em escaladas internacionais.
Montagem de Kit de Primeiros Socorros - 15 VAGAS​
Juliana Schlaad e Sascha Schlaad

Medexa

Juliana é Nutróloga, com Mestrado pelo HCFMUSP, Pós graduação em Medicina de Expedições e Áreas Remotas pela RCPSG (Reino Unido) e Doutoranda do HCFMUSP. Também é Course Host e Instrutora Líder Internacional do curso AWLS (Suporte Avançado de Vida em Áreas Remotas). Sasha é médico cirurgião geral e de trauma, especialista em cirurgia vascular e endovascular. Ele também foi diretor da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR), é membro da WMS – Wilderness Medical Society (EUA), Lead Instructor e Course Host no Brasil do curso de Suporte Avançado de Vida em Áreas Remotas – AWLS. Realizou curso de Medicina de Montanha e Altitude no Nepal pela Wilderness Medical Society (EUA). Por fim ele é Rescue Diver, Full-cave diver, Tech diver e Divemaster pela PADI, PADItec, TDI e INTD.
Ciência na Trilha - 15 VAGAS​

“Por que conversarmos sobre a ciência nas trilhas? Como a ciência pode orientar nosso no trekking, ciclismo ou qualquer outra atividade na natureza? Como guias e visitantes da natureza podem participar da Ciência Cidadã? Essas são perguntas que iremos responder no Workshop Ciência Nas Trilhas! Compreender a paisagem em que estamos explorando os elementos que compõem o meio ambiente natural, além de deixar sua trilha muito mais interessante, o ajudará a não deixar sua pegada de maneira a prejudicar outras formas de vida e a preservar a sua própria segurança e lazer.
Outros tópicos que iremos abordar: Cegueira Botânica; Dejetos humanos e lixo nas trilhas: impactos sob ótica da ciência; Biomas e as fitofisionomia nas trilhas; Biodiversidade nas montanhas; Legislação/Crime ambiental nas trilhas e Acessibilidade.

CLAU LIZIERI

Ciência nas Trilhas

Cientista com Doctor Scientiae em Botânica. Bióloga. Técnica em Meio Ambiente com habilitação em Florestal. Professora. Palestrante. Assistente Ministerial do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público de Mato Grosso. Possui experiências em expedições científicas e de turismo na Antártica. Apaixonada e conhecedora dos biomas brasileiros. Praticante de atividades na natureza, idealizou o projeto Ciências nas Trilhas, criado para tornar a ciência acessível à comunidade praticante de atividades outdoor. Aprendiz e servidora, da natureza, de toda gente, sua diversidade e aventura. Adora bons cafés e boa prosa! Mais informações na minha website https://clizieri.com.br/

Preparação Física e Biomecânica para Trail Run - 15 VAGAS​
Leonardo Bohrer

BFteam

Leonardo Bohrer é treinador, atleta e proprietário da equipe de corrida BFTEAM.
O seu esporte é o trail run. Ele se especializou nas corridas em trilhas tanto como atleta, como treinador. É formado em Educação física – Gama Filho 2002. Pós graduado em fisiologia do exercício e avaliação. Gama filho 2004. É graduando em Biomecânica. EAD (Inades).

FÁBIO "TCHÊ" ALONSO​
Fábio Moralles Alonso, 46 anos e mais conhecido por Tchê, Educador Físico há 22 anos, proprietário e treinador de corrida na Trainer Assesoria a 18 anos. Atleta amador de corrida e hoje especializado em corrida de montanha/trail e também integrante da seleção Brasileira de snowshoing. Idealizor do projeto KM Social em 2016, onde percorreu 1100km em 21 dias arrecadando fundos para o esporte adaptado.
Equipamentos para Bikepacking e Cicloviagens - 20 VAGAS​
Guilherme Cavallari

Editora Kalapalo

Guilherme Cavallari fundou e dirige a Kalapalo Editora, é autor de 19 livros e coautor de diversos filmes-documentários. Já percorreu, sozinho e de bicicleta, toda a extensão da Serra da Mantiqueira, as serras gaúcha e catarinense, toda a extensão norte-sul da Patagônia e da Terra do Fogo ida e volta e toda a extensão oeste-leste da Mongólia. Em trekking, cruzou as Highlands da Escócia de sul a norte. Além do trabalho como autor e editor, dirige o Refúgio Kalapalo, uma escola de aventura em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

Juli hirata

Juli Hirata é bióloga, cidadã do mundo e cicloviajante. Viver na natureza é seu maior prazer e desta paixão surgiu o projeto Extremos das Américas. Um pedal solo que começou em Prudhoe Bay (Alasca), o extremo norte da América do Norte em abril 2016 quando as temperaturas ainda estavam por volta dos -20°C. Em seu caminho ela visita parques e áreas naturais importantes de cada país já tendo visitado mais de 200 áreas protegidas. Até o momento pedalou mais de 29 mil quilômetros em 27 países. Atualmente Juli foi nomeada personalidade outdoor do ano de 2022 na categoria cicloturismo e cicloativismo pela revista GoOutside. Ela participou ainda de mais de 32 horas de podcast sobre os assuntos correlatos. 

Cozinha Outdoor - 20 VAGAS​

Neste workshop serão ministradas técnicas para cozinha ao ar livre, receitas, técnica de cozinha etc.

Moaci Judson

Outward Bound Brasil

Formando em Geografia na UFRN e Educador ao Ar Livre na Outward Bound Brasil desde 2012, trabalha em programas em formato de Expedição com jovens e adultos, já tendo trabalhando em diversas regiões do Brasil (Chapada dos Veadeiros,Chapada Diamantina, Serra do Cipó e Serra da Mantiqueira) , tem formação como Master Educator pela Leave no Trace e também primeiros socorros em áreas remotas.
Cuidados com os pés - 15 VAGAS​
Juliana Schlaad e Sasha Schlaad

Medexa

Juliana é Nutróloga, com Mestrado pelo HCFMUSP, Pós graduação em Medicina de Expedições e Áreas Remotas pela RCPSG (Reino Unido) e Doutoranda do HCFMUSP. Também é Course Host e Instrutora Líder Internacional do curso AWLS (Suporte Avançado de Vida em Áreas Remotas). Sasha é médico cirurgião geral e de trauma, especialista em cirurgia vascular e endovascular. Ele também foi diretor da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR), é membro da WMS – Wilderness Medical Society (EUA), Lead Instructor e Course Host no Brasil do curso de Suporte Avançado de Vida em Áreas Remotas – AWLS. Realizou curso de Medicina de Montanha e Altitude no Nepal pela Wilderness Medical Society (EUA). Por fim ele é Rescue Diver, Full-cave diver, Tech diver e Divemaster pela PADI, PADItec, TDI e INTD.
Primeiros socorros emocionais: um passo a passo para situações de crise em áreas remotas - 10 VAGAS​
A palestra irá introduzir o conceito de Primeiros Socorros Emocionais (PSE) e visa debater sobre saúde mental no contexto outdoor assim como abordar como é possível se preparar para oferecer apoio (psíquico e social) e cuidados práticos (não invasivos) para uma pessoa em estresse psíquico (e físico), e auxiliá-la a manejar adversidades de forma eficiente.
RAPHAEL SUWWAN

Outward Bound Brasil

Psicólogo especializado em crianças, montanhista experiente, escalador e instrutor da OBB (Outward Bound Brasil).
Fotografia outdoor - 15 VAGAS​
A fotografia outdoor é um dos lugares de escuta das nossas experiências nas montanhas e na natureza. Retratar a raridade de uma espécie ou a beleza de um fenômeno natural carrega o poder de instigar o nosso olhar a produzir uma relação da nossa visão com aquilo que queremos criar. Se você tem uma câmera ou um celular, inscreva-se neste Workshop! Vamos conhecer e praticar além da tecnologia dos nossos dispositivos!
TAÍSA mAAR

Deuter Brasil

No ano de 2010, comecei na escalada indoor. A prática de hiking já fazia parte da minha vida desde a adolescência, pois resido em região de picos e rochas. A partir da escalada vieram os acampamentos no sudeste e nordeste do Brasil e na Patagônia. Hoje em dia continuo a me dedicar a essas modalidades do montanhismo, com foto em travessias e na escalada tradicional.
Meteorologia para Atividades na Montanha - 14 VAGAS​
Instrução sobre previsão de tempo de nowcasting, curto e curtíssimo prazo, ver as condições de tempo horária de diversas variáveis meteorológicas (chuva, temperatura, neve, vento, umidade, nebulosidade).
Daniel Zacharias

Meteorologista, montanhista, escalador, apaixonado por esportes de aventura e pela vida ao ar livre.

Carine Gama

Carine Gama é meteorologista com alma de aventureira e com um amor verdadeiro pela natureza. Desde muito jovem se interessa pelo meio ambiente, mapas e tempo, por isso, decidiu seguir uma carreira que permitisse estudar e entender melhor o clima e seus impactos. Depois de se formar na Universidade de São Paulo como meteorologista, buscou especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Na sua carreira profissional, atuou com previsão de tempo de curto, médio e longo prazo na Somar Meteorologia e pela Climatempo, em meios de TV e rádios nacionais. Ao longo da vida visitou mais de 20 países, enfrentou furacão e tempestade de neve, mas são os dias de sol e alta pressão atmosférica que a fascinam.