Somos um evento com Carbono Neutro!

A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo tem muito orgulho em ser um evento Certificado como Carbono Neutro. Isto significa que nós compensaremos as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) promovidas durante todo o planejamento e execução de nosso evento através do apoio à iniciativas de reflorestamento com o plantio de espécies arbóreas nativas da mata atlântica.

Através do levantamento estimado de dados referentes ao consumo de energia elétrica, de combustíveis, a confecção de material publicitário e dos deslocamentos de toda a organização, atuaremos na compensação de 5,32 toneladas de CO2 para a atmosfera. O trabalho será realizado junto à OTC – Organização pela Conservação da Terra, instituição que atua em projetos de conservação ambiental e produtiva, através do plantio de 32 árvores que, ao se estabelecerem e se desenvolverem, compensarão nossas emissões durante um tempo aproximado de 30 anos de vida.

O plantio destas árvores ocorrerá na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, área inserida no Mosaico de APAS do Baixo Sul da Bahia, região com potencial de geração de riqueza para as comunidades locais por meio dos serviços ambientais gerados pelas suas florestas e outros ativos naturais.

Selo Carbono Neutro Jornada de Montanhismo

Com 171 mil hectares, a APA possui grandes remanescentes florestais com elevado valor de conservação. A grande diversidade das espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados, contrastando com a alta pressão antrópica, justificam a inserção da APA do Pratigi entre as áreas de maior prioridade para a conservação da biodiversidade do Corredor Central da Mata Atlântica.

A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo trabalha na promoção da prática de um montanhismo consciente e em harmonia com a natureza. Acreditamos que esta iniciativa possa servir de referência positiva para todo o segmento outdoor nacional, além de uma ação efetiva de preservação ambiental, tão importante para a prática dos esportes que tanto amamos.