Palestras e Workshops

Veja a programação e conheça os palestrantes que farão apresentações durante a III Jornada Cultural e Científica do Montanhismo.

Programação

Dia 01/04

15h – 18h

Recepção dos participantes (check-in) e entrega dos Kits (na recepção do hotel)

18h

Abertura Oficial

18h30 – 19h

Desafios na gestão de um Parque Nacional – com Luiz Aragão, Gestor do PNI

19h – 19h30

Palestra “Arrisque-se”, com Pedro Hauck

19h30 – 20h

Mindset 2030 com Clau Lizieri

20h – 22h

Festa “Conexão Rio-Minas”

Dia 02/04

Salão Azimute

08h – 09h

Tem cobra na trilha (Cláudio Machado)

09h30 – 10h30

Escalada na Patagônia (Ed Padilha)

11h – 12h

Corrida na Patagônia (Fábio Moralles Alonso Tchê)

14h30 – 15h30

Bike na Patagônia (Guilherme Cavallari)

16h30 – 17h30

Cicloaventura do Ártico ao Brasil (André Fatini)

Tenda Consciência

09h – 10h

Trekking na Patagônia (Freddy Duclerc)

10h30 – 11h30

Resgate em Montanha: Grupo COSMO (Maria Teresa Ulbrich)

13h30 – 14h30

Geologia aplicada ao montanhismo (Pedro Hauck)

15h – 16h30

Mesa redonda: Ser Mulher na Montanha

17h – 18h

Montanhismo em família (Marcela Tenório)

18h – 18h30

Cine Jornada

20h – 22h

Festa “Estação Patagônia”

Tenda Saúde

08h – 09h

Avaliação pré-participação (Thiago Righetto)

09h30 – 10h30

Cuidando de feridas (Sascha Schlaad)

11h – 12h

Hipotermia e hipertermia (Juliana Schlaad)

14h – 15h30

Workshop kit médico (Sacha Schlaad)

17h – 18h

Medicina de altitude (Juliana Schlaad)

Tenda Engrenagem

08h – 10h

Workshop de Bikepacking (Guilherme Cavallari)

11h – 13h

Workshop de Equipamentos para Trekking (Pedro Lacaz Amaral e Maria Fernanda May)

15h – 17h

Workshop de Auto-resgate (Antônio Calvo, Ed Padilha e Branca Franco)

Quadra de Esportes

08h – 10h

 Workshop de Preparação física para corrida de montanha (Isadora Martins e Fábio Moralles Alonso Tchê)

Salão Infantil

10h – 16h

Workshop Animais Peçonhentos (Cláudio Machado)

Cinema

09h – 10h30

Mostra fotográfica virtual

13h – 14h30

Mostra fotográfica virtual

16h30 – 18h

Mostra fotográfica virtual

Dia 03/04

Quadra de Esportes

06h – 07h

Yoga

08h – 10h

Workshop Orientação e Navegação

Salão Azimute

08h – 09h

Cicloturismo em Minas Gerais (Andre Fatini)

09h30 – 10h30

Trekking em Minas Gerais (Luiz Gadetto)

Tenda Consciência

08h – 09h

Escalada em Minas Gerais (Branca Franco)

09h30 – 10h30

Trail Running em Minas Gerais (Isadora Martins)

11h – 13h

Combate a incêndios (Ricardo Pina) + Homenagem aos Bombeiros

14h30 – 16h

Mesa Redonda: Mínimo impacto

16h30 – 17h

Encerramento

Tenda Saúde

08h – 09h

Lesões Ortopédicas (Thiago Righetto)

09h30 – 11h

Workshop Kits Médicos (Sascha Schlaad)

Cinema

09h – 10h30
11h – 12h30

Mostra fotográfica virtual

Palestrantes

André Fatini
ANDRÉ FATINI
André Fatini é professor de Física, natural de Santo André. Realizou sua primeira cicloviagem aos 22 anos – de São Paulo até o norte do Chile – e desde então nunca mais parou. Já pedalou pela Patagônia, Nova Zelândia e quinze países da Europa. Em sua última viagem de bicicleta, pedalou cerca de 30.000 km, do Alasca ao Brasil, ao longo de 3 anos. Apaixonado por trekking e natureza, sempre guiou seus roteiros com base nas montanhas e parques nacionais do caminho.
Antônio Calvo
ANTÔNIO CALVO

Armazém Aventura

Antônio Calvo é guia de montanha, instrutor, palestrante e empresário. Formou-se como instrutor de atividades ao ar livre no Canadá pela Outward Bound em 2004. Possui experiências guiando na Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro, nas Rochosas Canadenses, na Cordilheira dos Andes e, claro, em nossa linda Serra da Mantiqueira. Em 2010 criou a sua própria empresa – o Armazém Aventura – que concentra toda essa experiência em uma loja, operadora turística e também escola. Localizada no centro de São Bento do Sapucaí – SP, aos pés da Pedra do Baú, o Armazém Aventura atende aqueles que procuram algum equipamento para camping e montanhismo, os turistas que tem interesse em subir a Pedra do Baú e as pessoas com vontade de realizar os cursos de escalada, auto resgate ou mapa & bússola.

Branca Franco
BRANCA FRANCO

Branca Sales Melo Franco tem 39 anos, é mineira e escala desde 2000. Entre suas inúmeras conquistas foi a primeira e a única mulher do Brasil a pisar no cume do Fitz Roy, na Patagônia Argentina em 2016. Junto a Glauce Ibraim foram as primeiras escaladoras brasileiras a chegarem no cume da Pedra Riscada em cordada feminina em 2020. Já viveu em vários lugares do mundo e hoje mora na Serra do Cipó.

Cláudio Machado
CLÁUDIO MACHADO

Doutor em Ciências – Medicina Tropical pelo IOC-Fiocruz. Exerce também as funções de vice-coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Vital Brazil (CEUA-IVB) e coordenador das Férias Científicas do Instituto Vital Brazil, um programa de divulgação científica para crianças. Coordenou a Divisão de Herpetologia (serpentário) do IVB por 10 anos, setor responsável pela criação de serpentes utilizadas na produção de soro anti-ofídico. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia e Saúde Pública. Ministra cursos sobre manejo de serpentes, epidemiologia e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, com ênfase em serpentes. Criador e responsável pelo projeto de divulgação científica “Papo de Cobra” em diversas redes.

Edemilson Padilha
ED PADILHA

Edemilson Padilha, nascido em 1972, fundador da empresa Conquista Montanhismo. Três vezes ganhador do Prêmio Mosquetão de Ouro, mais importante do montanhismo nacional. Vencedor do Prêmio Go Outside como escalador do ano. Escalou montanhas imponentes, como o Cerro Fitz Roy e o Cerro Torre, na Patagônia e o Salto Angel, na Venezuela. Especialista em grandes paredes, participou da conquista de alguns dos maiores paredões do Brasil, como a Pedra Riscada, Pedra Baiana, Fortaleza e da Lavra; além de mais de 200 vias no estado do Paraná, que é onde vive atualmente.

Fabio "Tchê" Moralles
FÁBIO MORALLES ALONSO "TCHÊ"

Fábio Moralles Alonso, 46 anos e mais conhecido por Tchê, Educador Físico há 22 anos, proprietário e treinador de corrida na Trainer Assesoria a 18 anos. Atleta amador de corrida e hoje especializado em corrida de montanha/trail e também integrante da seleção Brasileira de snowshoing. Idealizor do projeto KM Social em 2016, onde percorreu 1100km em 21 dias arrecadando fundos para o esporte adaptado.

Freddy Duclerc
FREDDY DUCLERC

Freddy Duclerc é montanhista profissional com mais de 25 anos de experiência. Referência no montanhismo Sul-Americano, tem como grande paixão a Cordilheira dos Andes, onde já realizou mais de 1000 travessias, mais de 200 cumes e com certeza 1 volta no planeta a pé. Tem como missão entender e motivar pessoas para alcançar os objetivos, uma marca registrada de sua liderança. Possui os principais cumes da América e vários outros! Também realizou cume em todos os países que abrigam a Cordilheira dos Andes. Foi um dos pioneiros a realizar corridas de aventuras, no Brasil e na Cordilheira dos Andes.

Gabriel Tarso
GABRIEL TARSO

Gabriel Tarso é um artista e montanhista que, há mais de dez anos, documenta pessoas, paisagens e acontecimentos mundo afora. Cria da Serra da Mantiqueira, o fotógrafo e filmmaker já participou de diversos proj etos de grande relevância para o montanhismo brasileiro. Pelas lentes de sua câmera, ele registrou os feitos de consagrados nomes do esporte outdoor em diferentes cantos do mundo como Etiópia, Tanzânia, Rússia, Andes, Alasca, Havaí até chegar no cume do Everest, em maio deste ano.

Guilherme Cavallari
GUILHERME CAVALLARI

Guilherme Cavallari fundou e dirige a Kalapalo Editora, é autor de 19 livros e coautor de diversos filmes-documentários. Já percorreu, sozinho e de bicicleta, toda a extensão da Serra da Mantiqueira, as serras gaúcha e catarinense, toda a extensão norte-sul da Patagônia e da Terra do Fogo ida e volta e toda a extensão oeste-leste da Mongólia. Em trekking, cruzou as Highlands da Escócia de sul a norte. Além do trabalho como autor e editor, dirige o Refúgio Kalapalo, uma escola de aventura em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira.

Isadora Martins
ISADORA MARTINS

Isadora Martins é ultramaratonista, personal trainer, professora de yoga e Idealizadora do Projeto Sana – assessoria esportiva voltada para corrida de montanha. Percorre o Brasil e o mundo desde 2006, tendo na bagagem dezenas de corridas e ultramaratonas. Apaixonada por natureza e atividades outdoor, encontrou aí seu hobby e seu trabalho.

Luiz Aragão
LUIZ ARAGÃO

Luiz Aragão é Coronel da Reserva do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ) em 1988. Bacharel em Ciências Biológicas e pós-graduado em Ecologia. Chefe do Parque Nacional do Itatiaia desde maio de 2020. Já caminhou pelo Nepal (Circuito Anapurna), Tibet (Monte Kailash), Mongólia, Parques Nacionais dos EUA, fez a Transiberiana e se aventurou desde o Parque Nacional da Serra do Divisor no Acre, passando pelo Pico da Neblina e terminando nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Trabalha como voluntário/sócio fundador da Associação Trilha Transmantiqueira.

Luiz Gadetto
LUIZ GADETTO

Mineiro, nascido em Belo Horizonte guia de trekking e expedições tendo a Serra do Espinhaço e Serra da Mantiqueira como suas principais regiões de atuação. Fundador da Vara Mato e empreendedor em turismo de aventura no Brasil há 8 anos.

Marcela Tenório
MARCELA TENÓRIO
Marcela Tenorio é montanhista e mãe. Nessa jornada da maternidade busca através do montanhismo proporcionar para sua filha uma infância próxima da natureza, e através do seu instagram se conecta com outras famílias e descomplica a maternidade e também o contato das crianças com o ambiente outdoor. Casada com Fernando Barros, montanhista há 25 anos, que tem um blog em que compartilha suas experiências em expedições de caiaque, trekking, alta montanha, mergulho, viagens 4×4 e equipamentos. Hoje vivem intensamente o universo outdoor como família, ajudando a inspirar pessoas a fazerem o mesmo com seus filhos.
Maria Tereza Ulbrich
MARIA TEREZA ULBRICH

Maria Tereza Ulbrich de 38 anos é formada em turismo pela PUC PR. Ela fez o curso de escalada em rocha pelo GenteDeMontanha e neste breve tempo não parou mais. Dali ela escalou montanhas tradicionais do Brasil, como o Dedo de Deus, Agulhas Negras, Pão de Açúcar e mais tarde começou na altitude. Hoje em dia, Maria Tereza é uma das mulheres mais experientes do Brasil e conta com dezenas de ascensões em grandes altitudes. ela lidera a equipe atendimento do GentedeMontanha e coordena a logística. Seu desejo e continuar escalando e incentivar a outras pessoas a viver esse estilo de vida que mudou a sua vida!

Pedro Hauck
PEDRO HAUCK

Pedro Hauck é montanhista desde 1998 e também é formado em Geografia. No montanhismo, se destaca com suas ascensões em alta montanha onde possui um vasto curriculum, já tendo escalado mais de 100 montanhas com mais de 5000 metros de altitude. Pedro é guia de montanha e instrutor de escalada pela Aguiperj e também sócio da Loja AltaMontanha.

Pedro Lacaz Amaral
PEDRO LACAZ AMARAL

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espíri to aventurei ro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Ricardo Pina
RICARDO PINA

Profissional de Educação Física, (Ucsal), Agente de Assistência Humanitária (Alacam), Perito Ambiental, Coordenador do Centro de Resgate de Piatã e Criador do G.E.R.P (grupo de emergência e Resgate de Piatã), Presidente da Associação Altitude Ambiental, Chefe da Brigada Altitude Ambiental de Piatã – Chapada Diamantina – Bahia.

Saiba quando será a próxima Jornada de Montanhismo!

Cadastre-se e receba no seu email as notícias sobre a próxima edição da Jornada.

Patrocinadores Jornada de Montanhismo 2022