Fotografia
Teremos três exposições fotográficas acontecendo durante a III Jornada Cultural e Científica do Montanhismo, uma do fotógrafo Gabriel Tarso, outra da fotógrafa Taísa Maar e por fim uma exposição do fotógrafo Marco Terranova.
Este projeto é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ControlLab e Horus, com produção cultural da KC Conexões Sustentáveis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Gabriel Tarso
Gabriel Tarso é um artista e montanhista que, há mais de dez anos, documenta pessoas, paisagens e acontecimentos mundo afora. Cria da Serra da Mantiqueira, o fotógrafo e filmmaker já participou de diversos projetos de grande relevância para o montanhismo brasileiro. Pelas lentes de sua câmera, ele registrou os feitos de consagrados nomes do esporte outdoor em diferentes cantos do mundo como Etiópia, Tanzânia, Rússia, Andes, Alasca, Havaí até chegar no cume do Everest, em maio de 2021.
Tarso viajou o mundo todo com seus equipamentos nas costas e, de uns anos para cá, descobriu na música seu verdadeiro descanso. Por isso, sempre que possível, ele divide o espaço na mochila entre a câmera e a sanfona, suas companheiras de jornada nas horas vagas. E, caso perguntem o que faz da vida, é possível que esse experiente documentarista responda, aos risos: “toco sanfona!”.
Taísa Maar
Fotógrafa há oito anos e montanhista há doze, viajou por diferentes biomas brasileiros para compor suas fotografias de imersão em montanhas. Ministrou workshops em picos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, passando além do conhecimento técnico e artístico de fotografia, a vivência e experiências em trilhas, acampamento e escalada: “uma de minhas especialidades com certeza é compartilhar o conhecimento e estilo de vida que levo enquanto mulher fotógrafa e montanhista”.
Sua fotografia não parou na vida outdoor! Em 2020 quando se tornou mestra em Ciências da Linguagem, seu trabalho científico ‘Discurso e Fotografia: espaço, sujeito e temporalidade’ levou ao campo acadêmico contribuições significativas para a Análise de Discurso, linha de pesquisa de origem francesa, que está sendo desenvolvida no Brasil. Vale dizer que aos 15 anos de idade, Taísa Maar clicou o primeiro ensaio de muitos que vieram mais tarde. À época a fotógrafa usou recursos do Paint e fez impressões em um laboratório experimental, junto de sua mãe, quem havia feito um curso de revelação P&B, via correspondência, no ano de 1989.
Ao lado das fotografias de montanhismo, se dedica a ensaios femininos e sua principal atuação é em fotografia de ação. Muitos de seus registros de montanha disponíveis para impressão estão emoldurados e expostos nas paredes de admiradores de cenários naturais e de altitude. Foi fotógrafa da semana pelo Blog de Escalada no ano e 2015 e realizou a exposição Brasil Adentro por universidades como a USP, UNIFEI e em encontros científicos internacionais.
Marco Terranova
Marco Terranova, 57 anos, com mais de 35 anos de experiência profissional dedicados à fotografia, ao cinema e ao vídeo, com ênfase nas áreas de arte, documental (social), jornalística e de aventura. Começou nos anos 80 fotografando exposições de arte dos jovens artistas que se consagrariam com o passar dos anos e também nomes já conhecidos e renomados, influenciado pela galeria de arte de sua família, a extinta Petite Galerie. Referência na arte contemporânea Brasileira dos anos 50 aos 80.
O seu principal ensaio fotográfico “Subúrbios”, ainda inédito na sua totalidade, foi construído ao longo dos anos com a soma de muitos projetos. Fragmentados por vários temas. Esta foi a maneira encontrada para a sua realização, permitindo que este conjunto seja uma obra viva e sempre inacabada.
Muito de sua obra foi dedicada à cidade do Rio de Janeiro, como o projeto “Montanhas do Rio”. Onde ficou evidente o amor profundo pela cidade, saindo um pouco do aspecto social e permitindo trazer uma estética e um ponto de vista somente possível aos privilegiados escaladores, nesta cidade cheia de curvas criadas pela soma de suas espetaculares montanhas.