Somos um evento com Carbono Neutro!
Para a 3º edição da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo, em 2022, temos muito orgulho de ter obtido o Certificado como Carbono Neutro. Isto significa que nós compensaremos as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) promovidas durante todo o planejamento e execução de nosso evento através do apoio às iniciativas de reflorestamento com o plantio de espécies arbóreas nativas da mata atlântica.
Em 2022, através do levantamento estimado de dados referentes ao consumo de energia elétrica, de combustíveis, a confecção de material publicitário e dos deslocamentos de toda a organização, compensamos as emissões de 5,32 toneladas de CO2 para a atmosfera através do plantio de 32 árvores que, ao se estabelecerem e se desenvolverem, compensarão nossas emissões durante um tempo aproximado de 30 anos de vida. O trabalho foi realizado junto à OCT – Organização pela Conservação da Terra, instituição atuante em projetos de conservação ambiental e produtiva.
O plantio destas árvores foi realizado na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, área inserida no Mosaico de APAS do Baixo Sul da Bahia, região com potencial de geração de riqueza para as comunidades locais por meio dos serviços ambientais gerados pelas suas florestas e outros ativos naturais.
Com 171 mil hectares, a APA possui grandes remanescentes florestais com elevado valor de conservação. A grande diversidade das espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados, contrastando com a alta pressão antrópica, justificam a inserção da APA do Pratigi entre as áreas de maior prioridade para a conservação da biodiversidade do Corredor Central da Mata Atlântica.
A IV Jornada Cultural e Científica de Montanhismo desempenhará o mesmo trabalho em 2023, pois acreditamos na prática de um montanhismo consciente e em harmonia com a natureza. Esperamos que esta iniciativa seja uma referência positiva para o segmento outdoor nacional, além de uma ação efetiva de preservação ambiental.