A Jornada Científica e Cultural de Montanhismo
A fusão com a empresa Gear Tips entra dando um upgrade com previsão de 250 pessoas para a próxima edição. Como Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips, vai abranger as quatro principais modalidades de esportes de montanha (Trekking, Escalada, Bike e Corrida de Montanha) e se tornará não só o único, mas o maior evento de montanhismo brasileiro.
O Rio de Janeiro faz parte da História do Montanhismo, é berço do clube de montanhismo brasileiro mais antigo e possui montanhas emblemáticas que trouxeram e ainda trazem montanhistas do mundo inteiro para conhecê-las. Por que não ser o berço do maior evento de montanhismo do país também?
O Brasil é um país repleto de atrativos naturais e montanhas de tirar o fôlego. Com o crescimento da busca por esportes que promovam contato com a natureza e a saúde, maior divulgação e acesso às montanhas, a prática da atividade de montanhismo vem ganhando, cada vez mais, destaque e adeptos em todo o país. Por isso, resolvemos abrigar essa terceira edição em Resende (RJ), facilitando a chegada para quem vem tanto do Rio, de São Paulo e do Rio de Janeiro!
A IV JCCM Gear Tips
A quarta JCCM GearTips será uma imersão nos esportes de montanha, contendo palestras, workshops, exposição de fotos, simpósio de saúde do montanhista, festas e concursos culturais, todos relacionados às principais modalidades desse esporte e estilo de vida.
O evento será realizado no Hotel Fazenda Villa Forte, em Engenheiro Passos (RJ), na Rodovia Presidente Dutra, de 24 a 26 de março de 2023. Serão 3 dias intensos de atividades e interação que acontecerão de forma concomitante em quatro diferentes espaços.
O local escolhido possibilita o recebimento de até 250 participantes, possui grande área ao ar livre e localização favorável aos participantes vindos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Atualmente três estados se destacam na concentração de montanhistas no Brasil: Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. O Rio de Janeiro concentra a maior parte dos praticantes do esporte, pois todo o estado está repleto de montanhas, com rochas de excelente qualidade para prática de esportes. Outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo, também contam com uma boa quantidade de praticantes e se destacam cada vez mais com grandes atrativos que, até pouco tempo, eram pouco conhecidos.
O montanhismo é um esporte de aventura, que envolve riscos e atividades em áreas remotas, além de necessitar um mínimo de conhecimento para que seja praticado de forma segura. A melhor instrução de montanhistas leva a um menor impacto ambiental e a um menor risco para quem o pratica, gerando menos acidentes e resgates.
Com a popularização do montanhismo, em suas várias modalidades (trekking, hiking, escalada em rocha, escalada indoor, mountain bike, bikepacking, corrida de montanha, entre outros) e o crescimento exponencial de esportistas, é visível a necessidade de eventos educativos e formadores de melhores praticantes.
Nunca houve um espaço voltado para divulgação de trabalhos científicos específicos que são diretamente voltados às montanhas ou de grande interesse para os praticantes dos esportes. O público montanhista está diretamente interessado nos resultados e informações que envolvem trabalhos de diversas especialidades, como turismo, biologia, geologia, geografia, meteorologia, nutrição, educação física, entre outras áreas que dialogam com a cultura montanhista.
Nosso objetivo contribuir para a formação de montanhistas mais conscientes e melhor preparados para a prática da atividade. Por isso, a IV JCCM Gear Tips é proporcionar integração entre conhecimento científico e experiências entre os pesquisadores e os praticantes do montanhismo!