Edital 2022

III Jornada Científica de Montanhismo

1 Estrutura

1.1 O evento é constituído por conferências, mesas redondas e minicursos com o intuito de desenvolver e disseminar o conhecimento científico relacionado aos esportes de montanha, assim como construir relações sólidas entre a prática esportiva e/ou profissional e a produção acadêmica pertinente.

2 Objetivos e público-alvo
2.1 Objetivos do evento

●  Promover apresentações, cursos e debates sobre o montanhismo;
●  Estabelecer um ambiente propício para a exposição, análise e debate de temas e questões de interesse para o desenvolvimento do montanhismo no Brasil;
●  Promover a troca de experiências, consolidando novas relações e parcerias entre participantes, academia, poder público, terceiro setor e setor privado;
●  Dialogar e discutir o montanhismo através de pesquisas concluídas ou em andamento;
●  Criar espaços inter e multidisciplinares visando difundir o conhecimento científico e prático no âmbito do montanhismo no Brasil;
●  Proporcionar o intercâmbio entre núcleos de pesquisas, acadêmicos, trabalhadores e comunidades envolvidas;
●  Contribuir para a melhoria da qualidade da produção científica e da elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema.

2.2 Público-alvo

Estudantes, profissionais, pesquisadores(as), em geral, adeptos a práticas de montanhismo, incluindo comunitários de áreas de montanha ou entorno, membros de associações e cooperativas prestadoras de serviços nessas localidades, chefes/gestores de áreas protegidas, membros de movimentos sociais, montanhistas, trabalhadores diretos/indiretos das atividades de montanhismo cuja área de interesse de estudo, pesquisa e atuação seja o montanhismo, em todas as suas dimensões.

2.3 Idioma

O idioma oficial do evento é o português. No entanto, serão aceitos trabalhos em português e espanhol.

3 Inscrições

3.1  As inscrições da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips podem ser feitas aqui (acesse a página do cadastro aqui).

3.2  As inscrições deverão ser realizadas até a data limite: 01/03/2022.

3.3  Para publicação e apresentação dos trabalhos de forma presencial, é necessário que os autores(as) estejam inscritos(as) no evento ou que tenham efetivado o pagamento da inscrição. Em caso negativo, estes podem enviar o trabalho no formato de apresentação digital.

4 Atividades da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips

4.1  Para esta edição da Jornada Científica serão organizadas três modalidades de atividades: workshops, palestras e apresentações de trabalhos, sendo a última em modalidade presencial ou digital.

5 Normas gerais para submissão, apresentação e publicação dos trabalhos
5.1 Quanto à submissão dos trabalhos:

5.1.1  A submissão dos trabalhos será realizada exclusivamente online, por meio de cadastro realizado no site. A data limite para envio dos trabalhos é 23/03/2022.

5.1.2  Os trabalhos submetidos devem estar de acordo com os formatos propostos, mas não precisam ser inéditos, os mesmos podem já ter sido publicados ou apresentados em outros eventos.

5.1.3  Os trabalhos deverão seguir o formato padrão disponível no website oficial (baixe o modelo proposto aqui).

5.1.4
  Todos os trabalhos submetidos devem estar redigidos nos idiomas português ou espanhol.

5.1.5   Ao enviar o trabalho, os(as) autores(as) concordam em ceder os direitos autorais dos seus trabalhos para efeitos exclusivos de publicação nos Anais e na programação Jornada.

5.1.6  No ato da submissão, os (as) autores(as) se responsabilizam em preencher corretamente os dados dos coautores.

5.1.7  Os autores declaram não violar qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição pública ou uso de qualquer tipo de informações.

5.1.8  Após o ato de submissão, o trabalho será avaliado por Comissão Científica e, na sequência, será definido o Eixo Temático para qual o trabalho fará parte.

5.2 Somente serão aceitos os trabalhos enviados dentro das normas e prazos.
5.3 Quanto à participação das atividades e publicação dos trabalhos:

5.3.1  Para que o trabalho seja inserido no Anais, os autores deverão apresentar o seu trabalho em algum dos formatos aceitos: apresentação presencial, vídeo apresentação gravada ou pôster, previamente enviados para a comissão organizadora.

5.3.2  Os formatos e padrões para as apresentações devem estar de acordo com o estabelecido no item 5.4.

5.3.3  Somente os(as) autores(as) formalmente inscritos poderão participar das atividades da Jornada.

5.4 Quanto à apresentação dos trabalhos:

5.4.1  As comunicações orais ou vídeo apresentações serão realizadas em formato de painel, conforme grupos temáticos. O local e a ordem das apresentações serão divulgados no site do evento. As apresentações em formato de pôster serão posicionadas e expostas em local específico durante o evento.

5.4.2 O tempo máximo das apresentações orais ou em formato de vídeo será de 10 minutos.

5.4.3 O formato das apresentações em pôster deverá ter tamanho máximo de 1,20m de altura por 0,90m de comprimento.

5.4.4  O limite de tempo estipulado em apresentações de vídeo deverão ser respeitados a fim de privilegiar o debate e as discussões ao final das apresentações.

5.4.5  Os trabalhos serão alocados de maneira a evitar sobreposições e superposições de autores e temáticas, privilegiando a permanência de autores e público em tempo integral de duração de cada sessão.

5.4.6  O tempo estipulado deverá ser respeitado, a fim de privilegiar o debate e as discussões ao final das apresentações.

5.4.7  Para as apresentações presenciais, as salas estarão equipadas com computador e data show para apresentação de slides, caso os apresentadores necessitem.

5.4.8  As apresentações em formato de vídeo serão expostas nas mesmas salas equipadas com computador e data show, com seu cronograma previamente divulgado.

5.4.9  Para facilitar a organização das apresentações, os arquivos deverão ser enviados com antecedência através do e-mail: ambiental@geartips.com.br.

5.4.10  Não serão disponibilizados cabos, acessórios, conexão de internet, carregadores, assistência técnica ou quaisquer outros itens para atender equipamentos diferentes daqueles fornecidos pela organização.

5.5  Quanto à certificação:

5.5.1  Todos(as) os(as) autores(as) receberão certificado de autoria; mas somente os(as) autores(as) inscritos(as) que efetivamente participarem do evento receberão certificado de apresentação.

5.5.2  Todos os certificados serão disponibilizados no site da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips, após seu encerramento.

5.6 Quanto à publicação dos trabalhos:

5.6.1  Os Anais da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips serão disponibilizados em formato digital no site do evento.

5.6.2  O prazo máximo para a publicação dos Anais é de 03 (três) meses após o encerramento do evento.

6 Avaliação

6.1  Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento.

6.2  Poderão ser enviadas aos autores solicitações de correções textuais e de formatação. Para isso, os mesmos terão um prazo de 15 dias para reenvio da versão corrigida ou a data de realização do evento.

6.3  A avaliação final é definitiva, não permitindo questionamentos e correções. Estas versões deverão estar de acordo com as normas estabelecidas.

7 Disposições gerais

7.1  A inscrição e submissão de trabalhos implicarão na aceitação das normas contidas neste edital. Logo, os participantes não poderão alegar o desconhecimento de seu teor ou de qualquer comunicado posterior e regularmente divulgado, vinculados ao certame e utilizar-se de artifícios para prejudicar o processo.

7.2  Nas questões referentes aos trabalhos, a decisão dos membros designados ao Comitê Científico é soberana.

7.3  Outros procedimentos não previstos poderão ser definidos e divulgados pela Comissão Organizadora.

7.4  Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenação do evento através do e-mail: ambiental@geartips.com.br.

Patrocinadores Jornada de Montanhismo 2022