EDITAL

REGULAMENTO

 

II Jornada Científica de Montanhismo

 

1.      Objetivos e público-alvo

1.1  Objetivos do evento:

a)      Dialogar e discutir o montanhismo, por meio de pesquisas concluídas ou em andamento.

b)      O evento é constituído por conferências, mesas redondas e minicursos, com o intuito de oportunizar o desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão, artigos científicos, dissertações e teses.

c)      Promover espaços dialogais inter e multidisciplinares com vistas a difundir o conhecimento científico e prático no âmbito do montanhismo no Brasil.

d)      Promover o intercâmbio entre núcleos de pesquisas, acadêmicos, trabalhadores e comunidades envolvidas com o montanhismo, contribuindo para a melhoria da qualidade da produção científica e da elaboração de políticas públicas.

e)      Criar ambiente propício para a exposição, análise e debate de temas e questões de interesse para o desenvolvimento do montanhismo no Brasil, como um espaço de troca de experiências consolidando parcerias entre academia, poder público, terceiro setor e setor privado;

 

1.2  Público-alvo: estudantes, profissionais, pesquisadores(as) em geral, público adepto a práticas de montanhismo, incluindo comunitários de áreas de montanha ou entorno, membros de associações e cooperativas prestadoras de serviços nessas localidades, chefes/gestores de áreas protegidas, membros de movimentos sociais, montanhistas, trabalhadores diretos/indiretos das atividades de montanhismo cuja área de interesse de estudo, pesquisa e atuação seja o montanhismo, em todas as suas dimensões.

1.3  O idioma oficial do evento é o português. No entanto, serão aceitos trabalhos em português e espanhol.

2. Inscrições

2.1  As inscrições na II Jornada Científica de Montanhismo (II JCM) podem ser feitas via site https://jornadademontanhismo.com.br/, conforme previsto no Calendário do Evento, que consta publicado no site.

2.2 Não é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no ato de submissão dos trabalhos. No entanto, para publicação e apresentação dos trabalhos, é indispensável que pelo menos um(a) dos(as) autores(as) esteja inscrito(a) no evento e que tenha efetivado o pagamento da inscrição.

2.3 Após o pagamento da inscrição, o comprovante deve ser encaminhado para o e-mail do evento: comissaocientifica@jornadademontanhismo.com.br

2.4 As inscrições com intuito de submissão de trabalhos deverão ser realizadas até o dia 06/02/2020.

3.     Atividades da II JCM

3.1  Para segunda edição JCM possui três modalidades de atividades: Workshops, Palestras e apresentações de trabalhos.

4. Normas gerais para submissão, apresentação e publicação dos trabalho

4.1  Quanto à submissão dos trabalhos:

4.1.1        A submissão dos trabalhos será realizada exclusivamente online, por meio do site https://jornadademontanhismo.com.br/ .

4.1.2        Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos, não tendo sido apresentados em outros eventos ou publicados em qualquer outro meio de divulgação.

4.1.3        Todos os trabalhos submetidos devem estar redigidos nos idiomas português ou espanhol contendo até 500 palavras.

4.1.4        Ao enviar o trabalho, os(as) autores(as) concordam em ceder os direitos autorais dos seus trabalhos para efeitos exclusivos de publicação nos Anais e na programação da II JCM.

4.1.5        No ato da submissão, os (as) autores(as) se responsabilizam em preencher corretamente os dados dos coautores.

4.1.6        Os autores declaram não violar qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição pública ou uso de qualquer tipo de informações.

Após o ato de submissão, o trabalho será avaliado por Comissão Científica e, na sequência, será definido o Eixo Temático para qual o trabalho fará parte.

4.1.7        Todos os trabalhos deverão ser submetidos conforme modelo ABNT.

4.2  Somente serão aceitas propostas enviadas dentro das normas e prazos.

4.3  Os membros da equipe de organização do evento não poderão submeter trabalhos e projetos de pesquisa, respeitando os processos estabelecidos neste Regulamento.  

 

4.4  Quanto à participação das atividades e publicação dos trabalhos:

4.4.1        Para que o trabalho seja inserido no Anais, pelo menos um(a) dos(as) autores(as) deverá ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

4.4.2        Somente os(as) autores(as) formalmente inscritos poderão participar das atividades da II JCM.

 

4.5  Quanto à apresentação dos trabalhos

4.5.1   As comunicações orais serão realizadas em formato de painel, conforme grupos temáticos. O local e a ordem das apresentações serão divulgados no site do evento.

4.5.2   Os trabalhos serão alocados de maneira a evitar sobreposições e superposições de autores e temáticas, privilegiando a permanência de autores e público em tempo integral de duração de cada sessão.

4.5.3   O limite de slides e tempo estipulados deverão ser respeitados, a fim de privilegiar o debate e as discussões ao final das apresentações.

4.5.4   As salas estarão equipadas com computador e data show para apresentação de slides, caso os apresentadores necessitem.

4.5.5   Os arquivos deverão ser enviados com antecedência ou levados em pen drive na data da apresentação;

4.5.6   Não serão disponibilizados cabos, acessórios, conexão de internet, carregadores, assistência técnica ou quaisquer outros itens para atender equipamentos diferentes daqueles fornecidos pela organização;

 

4.6  Quanto à certificação:

4.6.1        Todos(as) os(as) autores(as) receberão certificado de autoria; mas somente os(as) autores(as) inscritos(as) que efetivamente participarem do evento receberão certificado de apresentação.

4.6.2        Todos os certificados serão disponibilizados no site do II JCM, após seu encerramento.

 

4.7  Quanto à publicação dos trabalhos:

4.7.1        Os Anais da II JCM serão disponibilizados em formato digital no site do evento.

4.7.2        O prazo máximo para a publicação dos Anais da II JCM é de 03 (três) meses após o encerramento do evento. 

5. Avaliação

5.1  O sistema de avaliação dos trabalhos será o double blind review, que consiste na avaliação cega por dois membros da comissão avaliadora da II JCM.

5.2 A avaliação é única e definitiva, não permitindo questionamentos e correções, devendo, portanto, os trabalhos serem submetidos em sua versão final e de acordo com as normas aqui estabelecidas.

6. Disposições gerais

6.1  A inscrição e submissão de trabalhos implicarão na aceitação das normas contidas neste edital. Logo, os participantes não poderão alegar o desconhecimento de seu teor ou de qualquer comunicado posterior e regularmente divulgado, vinculados ao certame e utilizar-se de artifícios para prejudicar o processo.

6.2  Nas questões referentes aos trabalhos, a decisão dos membros designados ao Comitê Científico é soberana.

6.3  Outros procedimentos não previstos serão definidos pela Comissão Organizadora e Cientifica do II Jornada Científica de Montanhismo.

6.4 Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenação do evento através do e-mail: comissaocientifica@jornadademontanhismo.com.br